quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Educação

Acredito que a grande maioria concorda que a situação da educação em nosso país não pode continuar como está, entretanto, poucos procuram fazer algo para torná-la melhor. Um dentre esses poucos chama-se Pierluigi Piazzi (Prof. Pier) que, através de seus livros, apresenta uma solução para conseguirmos atingir uma educação de qualidade. Vale a pena conferir!

Vol. 1 - Aprendendo Inteligência (manual de instruções do cérebro para alunos em geral)



Vol. 2 - Estimulando Inteligência (manual de instruções do cérebro de seu filho)



Vol. 3 - Ensinando Inteligência (manual de instruções do cérebro de seu aluno)




Biografia de Pierluigi Piazzi

O prof. Pier (como é chamado por seus alunos e ex-alunos) nasceu na itália em 1943, bem  no meio da Segunda Guerra Mundial. Chegou de navio ao Brasil em 1954, trazido por uma família entusiasmada pela notícia de que este seria o país do futuro. Está aguardando até hoje!

Ele sempre foi professor. Quando criança, no primário, já ajudava seus colegas de classe a desvendar os mistérios da matemática.

Durante sua vida, trabalhou como garçom, confeiteiro, motorista de caminhão, topógrafo, tratorista e químico até descobrir que poderia sobreviver apenas dando aula (coisa quase impossível no Brasil), se lecionasse numa estranhíssima instituição de ensino denominada "cursinho".

Nesta instituição, o prof. Pier preparou cerca de 100 mil alunos, sentindo-se como se fosse um médico de uma UTI especializada em atender vítimas de erros de outros médicos.

Aliando sua experiência como professor de cursinho aos conhecimentos adquiridos ao lecionar Inteligência Artificial e Configuração de Redes Neurais, num curso de Engenharia da Computação, conseguiu identificar os equívocos que tornam o sistema educacional brasileiro um dos piores do mundo.

Por mais de 10 anos, tem viajado pelo Brasil visitando centenas de escolas para ministrar palestras para alunos, pais, professores e coordenadores ensinando como esses erros podem ser evitados.

Finalmente, resolveu escrever três livros. Aprendendo Inteligência, dedicado aos alunos; Estimulando Inteligência, para os pais e Ensinando Inteligência, para os professores. Em cada um deles, o prof. Pier explica como é simples transformar essa nossa cultura tão problemática para então fazer com que o nosso sistema educacional se torne um dos melhores do mundo. Assim, talvez, o tão esperado país do futuro finalmente se concretize.

Desde 1980, o prof. Pier é membro da Mensa, organização internacional reconhecida na América do Norte e na Europa, e praticamente ignorada no Brasil por algumas "autoridades de ensino", justamente por ser uma instituição que se dedica, conforme consta em seu estatuto, a "identificar e cultivar a inteligência humana para benefício da humanidade, proporcionar um ambiente social e intelectualmente estimulante para seus membros e encorajar pesquisas sobra a natureza, características e usos da inteligência".

Nenhum comentário:

Postar um comentário