sexta-feira, 3 de junho de 2011

Buriti Perdido



"Se algum dia a civilização ganhar essa paragem longíncua, talvez uma grande cidade se levante na campina extensa que te serve de sôco, velho buriti perdido!
Então, talvez, uma alma amante das lendas primévas, uma alma que tenhas movido ao amor e à poesia, não permitindo a tua destruição, fará com que figures em larga praça, como um monumento às gerações extintas, uma página sempre aberta de um poema que não foi escrito, mas que referve na mente de cada um dos filhos desta terra!"


Citação do texto lírico de Affonso Arinos de Mello Franco, "Buriti Perdido", de 1984, gravada no mármore constante da Praça do Buriti, em Brasília-DF.

================================================================

"Durante a construção de Brasília, a palmeira do buriti foi escolhida como símbolo da cidade. Em 1959, inspirado no poema "Um buriti perdido", de Afonso Arinos, o engenheiro Israel Pinheiro determinou que fosse plantada uma muda da árvore na frente da futura sede do Governo do Distrito Federal. A muda morreu, mas, em 1969, houve uma segunda tentativa e, desta vez, a palmeira conseguiu se desenvolver. No local, foi inaugurada a Praça do Buriti. E, em 1985, aquela árvore foi tombada."

http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.phpoption=com_content&view=article&id=483&Itemid=181
================================================================

Texto na íntegra:
http://sirlenearaujo.blogspot.com/2010/08/buriti-perdido-afonso-arinos-velha.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário